Mahalo, Hawaii!

surfing-hawaii-carol-valiante-blog-waikiki-beach

Waikiki Beach

shark-encourtes-hawaii-north-shore-carol-valiante-blog-dicas

Hawaii Shark Tours

hanauma-bay-hawaii-carol-valiante-mahalo-dicas-viagem

Hanauma Bay

 

Há três anos, em Julho de 2014, embarquei com meus dois melhores amigos, Maria Julia e João Pedro, rumo à um dos lugares dentre os quais eu mais tinha vontade de conhecer no mundo. O destino escolhido foi a ilha de Oahu, no Hawaii.

Famoso por suas praias paradisíacas, paisagens deslumbrantes e energia única, o Hawaii é um dos 50 estados dos Estados Unidos, e constitui um arquipélago localizado no meio do Oceano Pacífico, composto por diversas ilhas, sendo as principais delas: a ilha de Hawaii, mais conhecida como Big Island; Maui; Oahu; Kauai; Molokai; Lanai; e Niihau.

O trajeto é longo, e, saindo do Rio Janeiro, demoramos em torno de 30 horas de avião (com escalas) para chegar até lá – o que valeu totalmente à pena. A maioria das pessoas que viajam para Oahu costumam alugar uma casa no North Shore, onde estão localizadas as principais praias do local, principalmente àquelas desejadas pelos surfistas. No entanto, como viajamos sozinhos e tínhamos apenas 18 e 19 anos, optamos por ficar na região mais comercial e movimentada da ilha, Waikiki – hospedados em um hotel.

Apesar das praias de Waikiki terem sido interferidas pelas mãos humanas, suas águas cristalinas são o local perfeito para quem quer aprender a surfar. Lá existem diversas escolinhas de surf e pranchas disponíveis para aluguel, dos mais diversos tamanhos. Além disso, há sempre fotógrafos na água registrando os momentos de surf e depois vendendo seus registros. Nós visitamos o arquipélago na temporada do verão, que ocorre entre maio e outubro. O surf está presente na ilha durante o ano todo, mas é na temporada de inverno, que dura de outubro a abril, que as ondas gigantes tomam conta do litoral havaiano. Os meses de dezembro e janeiro são os preferidos dos surfistas que visitam o Hawaii, e é em dezembro que ocorrem grandes campeonatos de surf transmitidos mundialmente.

Entre os locais do North Shore, meus preferidos são:

  • Sunset Beach e Pipeline – Praias muito famosas por suas ondas no inverno (durante minha viagem o mar estava flat e totalmente tranquilo)
  • Waimea Bay – Uma das praias mais lindas que já visitei. No inverno é tomada por ondas enormes, mas durante o verão o mar fica totalmente calmo e sem ondas, e é possível pular das pedras que dividem os dois lados da praia (imperdível!)

Fomos andando de bicicleta por todos esses locais e paramos para comer hawaiian bowls. Existem diversos food trucks e lugares fofos por lá.

  • Sharks Cove – Um local perfeito para fazer snorkeling e observar a diversidade marinha. Eventualmente, podem aparecer alguns tubarões de pequeno porte lá, mas infelizmente não tive essa sorte.

Uma das melhores coisas que já fiz na viagem e, sem dúvidas, uma das experiências mais incríveis da minha vida foi mergulhar na jaula para ver os tubarões. Fizemos a reserva com bastante antecedência pelo https://sharktourshawaii.com/ e tivemos uma experiência incrível. Eles buscam as pessoas para o passeio onde elas estiverem hospedadas, e nos levam para um porto no North Shore, de onde saem os barcos que fazem o passeio. Ao pegarmos o barco, nos afastamos um pouco da costa e os guias começam a jogar comida para atrair os animais. Lembro que fiquei impressionada pois o local era muito mais próximo da praia do que eu imaginava, mas, mesmo assim, é bastante seguro. Os tubarões que costumam aparecer por lá são de espécies tranquilas, e muito bem alimentados. Mergulhamos na jaula com snorkel e foi maravilhoso. Não dá medo, a água tem bastante visibilidade e o mergulho é todo filmado e fotografado. Vale muito à pena. Eu sempre amei tubarões e faria isso de novo mil vezes.

Outros locais incríveis para ir em Oahu:

  • Hanauma Bay – A praia mais linda que já conheci. É uma reserva natural com águas cristalinas, onde é possível mergulhar de snorkel e acompanhar de perto a vida marinha, que é muito preservada. É impossível não ver tartarugas nadando por lá.
  • Diamond Head – É uma cratera vulcânica formada pela explosão de lava de um dos respiros do vulcão que originou a ilha de Oahu, e que já está inativo há pelo menos 150 milhões de anos. É um lugar com trilhas e uma vista incrível, tanto dos resquícios do vulcão quanto das praias próximas.
  • Moana Falls – Uma cachoeira localizada no Moana Valley, um parque maravilhoso, cheio de natureza e com uma vegetação linda. A queda é enorme e a cachoeira é linda, além de ter uma trilha tranquila passando por vários incríveis ao longo do percurso.
  • Ala Moana – Uma região que possui um parque público e uma praia com águas cristalinas, calmas na beira e com ondas bem distantes. É boa para surfar na época do verão, pois é uma das poucas praias com ondas nesse período. Perto da praia, está localizado um shopping chamado “Ala Moana Center”.

O Hawaii é um lugar que possui uma energia indescritível. Fiquei encantada com absolutamente tudo desde que pisei lá. Os havaianos tem uma cultura muito, muito especial e preservam muito o local onde vivem. Eles têm muito respeito pela natureza, e mesmo sendo tão desenvolvidos quanto os outros estados dos EUA, souberam cultivar o que têm de mais especial. A vibe de lá é única, e eles costumam dizer que vivem “On aloha time” – e eu não poderia concordar mais. Aloha significa amor, paz, compaixão, e tudo aquilo que vem genuinamente do coração. Dá para sentir isso cada vez que eles pronunciam essa palavra. Porém, ao retornar da minha viagem ao Hawaii, a palavra que tomou conta da minha vida foi “Mahalo”.

Mahalo significa “obrigado”, mas, muito mais do que um simples vocábulo de agradecimento, seu significado carrega todo o poder da palavra “gratidão”. Sou eternamente grata por essa viagem. Amo o Hawaii desde antes de visitá-lo, e hoje sou grata por ter vivenciado boa parte dos melhores dias da minha vida lá. Sou grata pelos meus melhores amigos, Maria Julia e João – dois irmãos que eu amo muito, e que são como família para mim.

Mahalo, Hawaii! E até logo. Esse lugar tem meu coração.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s