ILHA GRANDE: melhores lugares

Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, e pertence ao município de Angra dos Reis. Para mim, este é, sem dúvidas, um dos locais de praia mais bonitos que já visitei, com águas muito cristalinas e uma biodiversidade incrível, além de ser muito preservado.

Para chegar lá, é preciso utilizar algum tipo de embarcação. Existem diferentes pontos no continente onde se pode pegar tal veículo. São eles:

  • Centro de Mangaratiba
  • Centro de Angra dos Reis (existem quatro pontos de embarque lá)
  • Conceição de Jacareí
  • Paraty (ponta do cais)

É bastante válido decidir o ponto de partida de acordo com o local da ilha para o qual você deseja ir; a praia onde quer visitar, acampar ou hospedar-se em alguma pousada.

Entre todas as praias, a minha preferida é Lopes Mendes. Ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo, e fica na costa oceânica, com 3 km de extensão de areia. É bastante extensa comparada às outras praias da ilha. É uma praia que geralmente possui ondas, e muitos turistas costumam surfar lá. A água é muito transparente e é possível fazer snorkel nas extremidades da praia, onde costumam ser vistos muitos peixes.

Dentre as várias trilhas presentes na ilha, uma das mais famosas é a que liga Lopes Mendes à praia de Palmas. 

Palmas é uma praia bastante tranquila e vazia, pouco visitada por turistas e muito frequentada por pescadores. Existem poucas pousadas no local, e seus maiores atrativos são o acampamento, a pesca e algumas ruínas de fazendas do Brasil colonial.

A praia Dois Rios, também conhecida como Praia do Presídio, é um lugar incrivelmente bonito, com 1 km de extensão de areia, onde a água do mar e dos rios se encontram formando uma paisagem maravilhosa. Por ser uma praia voltada para o mar aberto, assim como Lopes Mendes, é propícia para surfar. Como o nome já diz, o local abriga um antigo presídio, e suas ruínas podem ser visitadas. Atualmente, a praia é administrada pela UERJ. Além de toda a beleza natural, em um dos rios há uma pedra relativamente alta, que permite uma vista ainda melhor da praia, e, para os que gostam de se aventurar, é um ótimo pico para pular na água.

Entre as mais famosas, está a Praia do Aventureiro, um paraíso perfeito para acampar. Sua paisagem é uma das mais conhecidas pelo coqueiro torto onde muitos turistas costumam tirar fotos. Infelizmente, nunca a visitei, porém, pretendo fazer isso o mais rápido possível. Lá, existe uma vila de pescadores com mais de 100 moradores. É um local calmo, com águas cristalinas e, à noite, é possível observar muitas estrelas no céu, devido à pouca luminosidade.

Praia dos Meros é localizada do outro lado da ilha, e é uma praia bem pequena, reservada e muito boa para a prática do snorkel. O mar costuma ser bastante tranquilo, sem ondas, e com uma cor muito bonita. No canto direito da praia, há diversas pedras e corais que abrigam diversos peixes e outros animais, facilmente observados nos mergulhos.

Entre tantas praias maravilhosas, Ilha Grande esconde um “secret spot” que é, sem dúvidas, um de seus locais mais bonitos e apaixonantes. A Gruta do Acaiá está localizada em uma pedra na costa da Praia Vermelha, e fica dentro de uma propriedade privada, sendo necessário pagar R$10,00 para acessá-la. O acesso é feito através de uma escada localizada no meio de uma fenda entre rochas, e é um local completamente escuro e muito estreito. É necessário utilizar lanternas para percorrer o caminho entre as pedras, onde é preciso rastejar-se no chão pois a altura do local não chega nem a 1 metro. O percurso tem quase 10 metros, e guarda, ao final, um lugar deslumbrante, completamente escuro, onde a água do mar invade a caverna em tom verde fosforescente. Tive muita dificuldade para chegar lá, pois tenho claustrofobia e fiquei muito nervosa, pensando até em desistir. Felizmente, as pessoas que estavam comigo insistiram para que eu fosse e, sem dúvidas, foi uma das experiências mais lindas da minha vida.

Lagoa Azul é uma piscina natural localizada entre duas ilhotas na região de Freguesia de Santana. É um dos pontos mais badalados da ilha, muito visitado por turistas, e onde a prática do snorkel é muito frequente. A água desse lugar é muito cristalina, e na alta temporada o local costuma ficar lotado de lanchas e outras embarcações.

Localizada próximo à Lagoa Azul, a Ilha dos Macacos é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo ao continente. Suas praias quase não tem areia, mas é um local muito bom para ficar no barco e dar um mergulho no mar. As águas são muito transparentes e existe um canal que dá acesso à Lagoa Azul, onde é possível mergulhar e ver muitos animais. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois pequenas embarcações navegam por ali, e geralmente há correnteza no local.

Existem muitas outras praias, trilhas e passeios a serem feitos em Ilha Grande, porém, esses são meus preferidos. Vale a pena pesquisar afundo sobre cada local antes de visitá-los, e, se a viagem for curta (um final de semana, três dias), é válido escolher os lugares mais acessíveis a serem explorados. De qualquer forma, essa é uma viagem imperdível e muito recomendada aos amantes da natureza e, principalmente, da vida marinha.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “ILHA GRANDE: melhores lugares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s